CINCO HOMENS QUE ABALARAM A EUROPA

25,94


À partida, nada parecia irmanar o filho do sapateiro georgiano, o primogénito do ferreiro italiano, o rebento do funcionário das alfândegas austríacas, o varão do feitor português e o descendente do intendente geral da Armada espanhola. Mas a História vai encarregar-se de juntar Estaline, Mussolini, Hitler, Salazar e Franco. Nascidos entre 1878 e 1892, todos, à excepção do Duce, crescem muito ligados às mães e com más ou frias relações com os pais. São homens solitários, que mesmo quando têm família, ou amantes, ou amigos, marginalizam os afectos e os bens materiais embora não dispensem a pompa da vida pública. E todos, uma vez no poder, tratam de controlar o instrumento que ali os levou, seja o Partido, o Exército, ou as “forças rebeldes”.

Jaime Nogueira Pinto cruza as vidas destes cinco homens que marcaram os anos decisivos do princípio do século XX ajudando-nos a compreender o que os une e os separa, o que os levou ao poder e o rasto que deixaram nas Europas do presente, nos fantasmas que as assombram, nas ideias que as inspiram.

Categorías: , Código SKU: 9789896267865 Etiqueta: Brand:

Información adicional

Editorial

Autor

Edición

1

Encuadernación

Brochada

Formato

16 x 23

ISBN

9789896267865

Páginas

584

Colección

Idioma

Fecha Publicación

01/10/2016

IBIC

HBG 2ADP

IBIC

Temática

Info Autor

Jaime Nogueira Pinto é licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa e doutorado em Ciências Sociais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica, onde leciona cadeiras nas áreas das Ciências Políticas e das Relações Internacionais. Foi também professor na UCP e na Universidade Lusíada e conferencista no IDN, no IAEM, na Academia da Força Aérea e no Instituto Superior de Ensino Militar de Angola. É Presidente do Conselho de Administração da Fundação Luso-Africana para a Cultura e membro da direção de várias associações ligadas à cooperação internacional na área euroamericana e do Mahgreb. É também membro de várias Fundações e Associações Políticas internacionais, como a Heritage Foundation (Washington DC) e o IEP. Publicou várias obras sobre História contemporânea portuguesa, (O Fim do Estado Novo e as Origens do 25 de Abril, A Direita e as Direitas, Introdução à Política). Foi administrador da Bertrand, S.A., diretor d’O Século e colaborador regular de orgãos da imprensa, rádio e televisão. Profissionalmente é administrador e acionista de empresas na área de business intelligence e aconselhamento estratégico, bem como de segurança privada. É casado com Maria José Nogueira Pinto e tem 3 filhos.