500 FRASES QUE MUDARAM A NOSSA HISTÓRIA

17,92


Da Antiguidade até aos nossos dias. Sobre o amor, ódio, vida e morte, amizade e família, guerra e paz, sexo, religião, inveja, política, mentira, bem e mal, sabedoria… De autores dos quatro cantos da Terra. De políticos a artistas, humoristas, escritores, ativistas, filósofos antigos e modernos, reis e rainhas. Aqui encontra 500 frases fundamentais que mudaram, de alguma forma, a nossa História de Portugal e do Mundo.
João Ferreira, autor dos bestsellers Histórias Rocambolescas da História de Portugal e Histórias Bizarras de um Mundo Absurdo, percorreu livros, arquivos nacionais e internacionais para nos trazer este grande livro de citações, cada uma delas contextualizada na época e na sua autoria. Sim, porque há frases que estamos habituados a atribuir a determinada pessoa que nunca a proferiu. A frase atribuída ao Marquês de Pombal, «Enterrar os mortos e cuidar dos vivos», afinal foi proferida por D. Pedro de Almeida, Marquês de Alorna. Já a famosa frase atribuída a Maria Antonieta em plena Revolução Francesa sobre os camponeses esfomeados, queixando-se da falta de pão, «Comam brioche.» existe, mas não tem nada que ver com a infeliz rainha. Foi escrita anos antes da tomada da Bastilha, quando Maria Antonieta ainda se chamava Maria Antónia e vivia na corte da mãe, a imperatriz austríaca Maria Teresa, em Viena, a milhares de quilómetros de Paris.

Categorías: , Código SKU: 9789896265953 Etiqueta: Marca:

Información adicional

Editorial

Autor

Edición

1

Encuadernación

Brochada

Formato

16 x 23

ISBN

9789896265953

Páginas

304

Colección

Idioma

Fecha Publicación

01/07/2014

Temática

Info Autor

João Ferreira é jornalista. Mestre em História Cultural e Política, é investigador do Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa. Colabora com as revistas Cultura – História e Teoria das Ideias e História Viva (Brasil). É autor dos livros Histórias Rocambolescas da História de Portugal (8.ª edição) e O Jornalismo na Emigração – Ideologia e Política no Correio Braziliense e co-autor, com Ferreira Fernandes, de Frases que Fizeram a História de Portugal (4.ª edição). Foi editor executivo da revista NS’, editor do Correio da Manhã, diretor da revista Focus e do jornal Tal & Qual. Foi professor convidado da European University.